Diversos são os estudos que comprovam que a interação entre os pais e o bebê proporciona um maior desenvolvimento da inteligência da criança.
Nesse aspecto, o contato físico ganha lugar de destaque.
O toque dos pais, além da sensação de enorme prazer, faz o bebê se sentir mais seguro e protegido. As diversas sensações proporcionadas, faz com que, não apenas os pais, mas também o próprio bebê, se conheça mais profundamente, o que gera uma maior auto-confiança da criança.
Por isso, não perca tempo, comece já a interagir com seu bebê!
Para tanto, uma técnica muito eficaz é a denominada Shantala!
Shantala, um ritual de carinho
Por Luiza Helena Marcondes
Você já deve ter ouvido falar sobre shantala. Talvez saiba que é um tipo de massagem própria para bebês, mas será que você conhece exatamente a sua função? Essa arte milenar é originária da Índia e, acredite, pode melhorar a saúde e o bem estar de seu filhote além de estreitar, ainda mais, o vínculo entre vocês.
A shantala foi trazida para o ocidente pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer. Numa viagem a Calcutá, ele ficou fascinado ao observar uma jovem que massageava seu bebê. Apesar de fazer parte de um cenário de miséria e fome do povo indiano, Leboyer constatou que essa criança era sadia e gordinha. Tratou logo de aprender os princípios da massagem, e batizou-a com o nome da jovem mãe, Shantala.
De volta às sensações útero
A shantala é tão importante para os pais quanto para a criança, pois proporciona uma enorme interação e uma grande troca de afeto entre eles. Para o bebê, o toque traz a lembrança dos movimentos intra-uterinos, quando o líquido amniótico que envolvia o feto o massageava com pequenas contrações. Ao ser tocada novamente, a criança redescobre esse prazer e se sente segura e protegida. Afinal, no útero estava longe de qualquer perigo.
Para os pais, o momento é extremamente importante. São minutos preciosos, nos quais quem está realizando a massagem pode conversar, brincar e conhecer melhor o filho. Ao ser tocado, o bebê percebe o quanto é amado. Isto desperta a confiança do pequeno, relaxa, acalma e ainda alivia cólicas e reduz as prisões de ventre.
Lá você também vai encontrar um passo a passo dos movimentos básicos, ensinado pela psicoterapeuta e terapeuta corporal Nádima Guimarães Scheneider.
2 comentários:
O cantinho tá simplesmente perfeito! Adorei! Beijinhos!
O blog tá ficando lindooooooo! Parabéns!
Postar um comentário